Gatos de raça: conheça suas origens!
Mesmo para os amantes de gatos, raças não costumam ser um assunto muito comentado. Claro, independente do estilo, os bichanos sempre são um mar de fofura, mas sabia que conhecer mais sobre gatos de raça pode ser muito interessante?
Com um pouco de informação, você saberá diferenciar uma espécie de outra e poderá escolher aquela que mais combina com sua família!
1. Siamês
Origem: Tailândia
Seu nome indica a nacionalidade deste bichano tão famoso. O gato siamês surgiu na Tailândia e, antigamente, este país era conhecido como Sião — daí o nome “siamês”. Alguns registros mostram que os gatos siameses divertem seus tutores desde 1350, sendo considerados uma das raças mais antigas.
A espécie possui uma estrutura elegante e esbelta e penetrantes olhos azuis, mas o que realmente se destaca é sua pelagem. De cor clara, se corpo varia entre branco, caramelo ou acinzentado.
Já as patas, a cauda e as orelhas são mais escuras, dando um charme único ao bichano. Esse fenômeno ocorre graças a uma enzima especial, que escurece o pelo em temperaturas mais baixas.
Essa espécie gosta de brincadeiras, mas também precisa ter seu tempo sozinha. Pensando nisso, o gato siamês é perfeito para famílias ou pessoas que não ficam muito em casa. No entanto, os veterinários ressaltam a importância de preencher o ambiente com brinquedos e atividades para o bichano.
2. Persa
Origem: Irã
Outro campeão de popularidade, o gato persa conquista por seu jeito de bichinho de pelúcia! É conhecido por ser muito peludo e ter a cara achatada, o que o deixa com um ar muito fofo! O nome também indica sua origem: a antiga Pérsia ou Irã. O gato persa chegou no Reino Unido no século XVIII, e então se espalhou pelo mundo.
É um gato de raça muito tranquila e amorosa. Costuma ser mais calma e não tem tanta energia quanto outros gatos. Como não gosta tanto de se exercitar, se adapta bem a espaços pequenos. É muito indicada para famílias e se dá bem com crianças e outros pets.
3. Maine Coon
Origem: Estados Unidos
Se você é apaixonado por grandes felinos, o maine coon é o pet ideal para sua família! Essa raça de gato é conhecida por seu tamanho, podendo chegar a até 1 metro e mais de 8 quilos! Além de grandalhões, têm uma pelagem farta e fofa, que pode ser castanha, cinza, branca ou até malhada!
Os maine coons surgiram nos Estados Unidos, mas sua origem ainda é um tanto incerta. Alguns estudiosos acreditam que a raça surgiu da mistura entre bichanos britânicos, trazidos em navios, com os gatos selvagens americanos. De qualquer forma, são muito populares em seu país de origem. No Brasil, sua fama vem crescendo, especialmente nos últimos 10 anos.
São pets extremamente dóceis e gentis, e se dão bem com toda a família! Apesar de não gostarem tanto de atividades, seu tamanho pede um lar mais espaçoso. Por isso, o maine coon é indicado para casas grandes e com espaços abertos.
4. Sphynx
E quem disse que apenas os gatos de raça peludos são fofos? Os sphynx — gatos famosos pela aparente ausência de pelo — provam que os bichanos são lindos até mesmo carequinhas! Excêntrico e elegante, esse bichano vem conquistando a todos.
Apesar de não parecer à primeira vista, é importante ressaltar que o sphynx tem pelo, sim. Sua pelagem é curta, esparsa e fina, o que dá uma aparência única para o pet. É uma raça muito recente, que se originou no Canadá, em 1978. De lá, conquistou o mundo e hoje encontramos sphynx aqui mesmo, no Brasil.
Inteligente e ágil, possui um temperamento ativo e muito curioso. É simpático e carinhoso, e costuma se dar bem até mesmo com as visitas da casa. Como tem muita energia, o ideal é que viva em um lugar espaçoso. Atenção à temperatura: como não possui muitos pelos, é uma raça sensível ao sol e ao frio.
5. Gato de raça de pelo curto brasileiro
Isso mesmo! O Brasil também tem uma raça para chamar de sua! O simpático gato de pelo curto brasileiro foi reconhecido como uma raça pura pela Word Cat Federetion, ou WCF, em 1998. Nosso bichano surgiu pelo cruzamento de diferentes raças que chegaram no país. Até recentemente, era considerado um gato sem raça definida.
No entanto, especialistas brasileiros perceberam que nossos gatinhos eram únicos e buscaram um reconhecimento internacional. Logo, os gatos de raça de pelo curto brasileiro ganhou o mundo! Possui porte médio e os pelos curtos e fofos. Sua pelagem pode ser de diferentes cores, como caramelo, branco ou malhado.
É um pet dócil, ativo e carinhoso. Gosta de cafunés e brincadeiras, e costuma ter muita energia! É recomendado para casas grandes e espaçosas. Se dá bem com crianças e com outros pets, além de adorar brincar!
Entre em contato pelo nosso wthasapp:
13 3395-1176
Para mais informações!
Agende uma visita, ficaremos felizes em recebe-lo!
Nos Sigam no
Nenhum comentário:
Postar um comentário