quinta-feira, 23 de maio de 2019

Curso de Auxiliar de Veterinario em Praia Grande 13 99178-4447


Por que gatos ronronam? Entenda o comportamento dos bichanos


Quem diz que gato não sabe demonstrar seu amor, certamente, não conviveu com esses pets encantadores! Muito carinhosos, os gatos sabem sim mostrar seus sentimentos de maneira única. É justamente enquanto recebem uma carícia, que, muitas vezes, os gatos fazem um barulho estranho, o clássico ronronar dos bichanos! Mas afinal, por que gatos ronronam?

O que é o ronronar?

O real motivo do ronronar dos gatos é algo que ainda intriga muitos tutores e mesmo estudiosos. Apesar disso, reconhecer esse som característico é uma tarefa bem mais fácil. Tanto é que, mesmo quem não convive com bichanos, costuma saber identificar o ruído. Você já se perguntou como os gatos fazem isso?
De acordo com estudos, o som sai da garganta do pet. “O ronronar vem da contração e dilatação da glote, na região da laringe. Esse movimento faz com que o local produza uma liberação de ar, emitindo o barulho”.

Um comportamento primitivo

A razão pela qual gatos ronronam alto, muitas vezes, ainda causa dúvidas até mesmo em cientistas. No entanto, uma coisa é certa: eles aprendem a ronronar desde muito cedo. Alguns estudos indicam que com dois dias de vida os bichanos já conseguem emitir esse som.
Segundo algumas teorias, isso seria para chamar a atenção da mãe, facilitando a localização do filhote na hora de ela amamentar. Não à toa, acredita-se ser por isso que muitos gatos adultos ronronam na hora da refeição: associam o som ao ato de comer desde sua infância.

Todo gato ronrona?

A maioria dos gatos ronronam, mas nem todos! Especialistas acreditam que gatos que não tiveram a presença da mãe na primeira infância tendem a não ronronar. Como é um comportamento adquirido nessa fase, pets que não foram estimulados a ronronar desde cedo, possivelmente, não terão esse hábito durante a vida adulta.
Por isso, se seu bichano não emite o som característico, não se preocupe. Não é falta de afeto! O mais provável é que ele apenas não tenha aprendido a fazer isso.
Ah! E você sabia que o ronronar não é exclusivo dos gatos domésticos? Outros felinos, como o lince e o guepardo apresentam o mesmo comportamento. Já leões e tigres não ronronam, pois sua laringe possui estruturas diferentes e próprias para outro som: o rugido. Nesse sentido, estudiosos hoje dividem os felinos entre os que rugem e os que ronronam.



Entre em contato pelo nosso wthasapp:
13 99178-4447 ou ligue 13 3395-1176  

Para mais informações! 

Agende uma visita, ficaremos felizes em recebe-lo!


Nos Sigam no Instagram  e no Twitter
e curtam também nosso Facebook  

Nenhum comentário:

Postar um comentário