sexta-feira, 29 de março de 2019

Curso de Auxiliar Veterinario em Praia Grande 13991784447


É obrigatório ter veterinário no banho e tosa?

Afinal, é obrigatório veterinário no banho e tosa? Essa é uma dúvida comum que vem à cabeça quando chega o momento de levar o seu pet para fazer a higiene.
No entanto, essa preocupação é ainda maior para os donos de cães e gatos. Afinal, eles consideram a saúde do seu animal de estimação tão importante quanto deixá-los com os pelos bonitos e sedosos.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para esclarecer se há ou não a necessidade de ter um profissional especializado nos estabelecimentos que prestam esse tipo de serviço. 

Antigamente existia veterinário no banho e tosa?

Sim, antes era estritamente obrigatório ter veterinário no banho e tosa.
Aliás, não apenas nesses espaços, como também nos estabelecimentos que vendiam animais vivos e medicamentos veterinários. Como é o caso dos Pet Shops e Casas Agropecuárias.
Além disso, esses estabelecimentos deveriam ter registros no Conselho Regional de Medicina veterinária (CRMV) e tinham que contratar os veterinários como responsáveis técnicos. Embora, este profissional não precisasse estar o tempo todo presente.

Como é agora?

A realidade mudou depois da decisão tomada pelo Supremo Tribunal de Justiça através da Lei n° 5.517/68.
Por meio dela, o órgão entende que os estabelecimentos que desenvolvem atividades listadas abaixo não estão sujeitos ao registro do CRMV ou obrigados a contratar um profissional veterinário:
realização de banho e tosa;
venda de animais vivos;
venda de medicamentos veterinários;
venda de produtos agropecuários.

Veterinário no banho e tosa: Quando é necessário?

Como via de regra, a comercialização de remédios e animais não são consideradas atividades privativas do médico veterinários.
Assim como, a realização de banho e tosa não são inerentes a prática desses profissionais.
Nesses casos, o próprio CRMV indica a contratação de um profissional capacitado, que tenha feito curso de banho e tosa. Porque a atividade exige destreza e paciência por parte do profissional.
Levando sempre em consideração que os animais não conseguem ficar muito tempo parados.
Além disso, o órgão também recomenda que o veterinário no banho e tosa seja contratado caso haja a necessidade de tratamento ou intervenção médica do animal que está sob os cuidados do estabelecimento.
Sendo assim, a contratação do profissional depende das atividades que são desenvolvidas no pet shop ou na clínica.
Se for necessária a realização de uma intervenção mais séria, a presença do veterinário se faz indispensável e o dono pode exigi-la.
Como foi visto, não há a obrigatoriedade de ter um veterinário no banho e tosa. Entretanto, quando esse profissional está presente, a segurança dos clientes em relação ao estabelecimento é maior.



Contato

Entre em contato pelo nosso wthasapp:
13 99178-4447 ou ligue 13 3395-1176  

Para mais informações! 

Agende uma visita, ficaremos felizes em recebe-lo!


Nos Sigam no Instagram  e no Twitter
e curtam também nosso Facebook  

Nenhum comentário:

Postar um comentário