COM
QUE FREQUÊNCIA VOCÊ REAJUSTA O VALOR DOS SEUS SERVIÇOS?
O varejo é uma área prática na qual muitos veterinários
tendem a se sentir desconfortáveis. Um veterinário normalmente não é treinado
em técnicas de marketing e vendas e, portanto, pode ser puxado para fora de sua
zona de conforto ao exibir e comercializar produtos veterinários e ao cobrar
por suas consultas.
O segredo para o sucesso de uma clínica veterinária é usar
o marketing para criar consciência e estimular uma ação por parte dos
clientes. Como em qualquer outro ponto de venda, há algumas ideias de
planejamento estratégico específicas para a prática que você pode implementar
em sua clínica para ajudar a estimular as vendas. Mas como saber quais valores devem
ser cobrados pelos serviços veterinários?
PREÇOS
COMPETITIVOS
Para serviços sensíveis aos preços, como vacinas e
cirurgias eletivas, use uma estratégia de preço competitiva. Ao oferecer
esse serviço a um dono de animal de estimação, compare o valor cobrado com
práticas semelhantes da área médica. Se puder, descubra quais clínicas
fornecem um nível semelhante e qual valor cobram por esses serviços. Ao determinar
o preço, considere também o tempo que será gasto para realizar a cirurgia ou
para aplicar uma vacina.
PREÇOS
COM BASE NO CUSTO
Veja como usar uma estratégia de preços baseada em custos:
para aplicar uma medicação padrão, adicione uma margem média de 150% ao custo
do medicamento, incluindo impostos sobre vendas e transporte. Também
inclua uma taxa de dispensação de R$ 9 a R$ 13. Compare este total com o
valor mínimo da sua consulta. Cobre do cliente o valor mais
alto. Taxas para a aplicação de um medicamento e taxas mínimas de consulta
também podem variar de acordo com a média dos preços cobrados pelas clínicas
veterinárias da região onde a sua empresa se localiza.
Para produtos de controle de pulgas e antibióticos,
adicione uma margem de 100%. Se armazenar medicamentos que permanecem nas
prateleiras por três meses ou mais, adicione uma margem de 200% a 275% para
cobrir os custos adicionais de manutenção.
PREÇO
DOS SERVIÇOS DOS MÉDICOS COM BASE NO VALOR
Para serviços que envolvem tempo e conhecimentos médicos,
use uma estratégia de preços baseada em valor. Os serviços baseados em
valores incluem procedimentos de laboratório, diagnóstico por imagem,
hospitalização, odontologia e cirurgias não-eletivas. Suas taxas baseadas
em valor podem ser maiores do que qualquer outra prática, desde que os clientes
recebam o valor correspondente ao preço.
Ao precificar uma consulta médica é importante
levar em conta que todo o paciente tem direito ao retorno, que
equivale a uma nova consulta: consome tempo, conhecimento e muitas vezes o
paciente precisa de uma nova avaliação física. Logo, não deixe de atribuir
um valor ao retorno ao calcular o preço da sua consulta.
Revise seus preços trimestralmente e implemente aumentos
conforme o necessário. Se os seus honorários forem inferiores às
recomendações das fontes publicadas, se os seus custos aumentaram, se a sua
prática se tornou melhor ou se melhorou o nível de cuidados que
oferece, aumente os seus honorários. Monitore a qualidade de seu
atendimento ao cliente e do atendimento ao paciente para garantir que ambos
refletem sua estrutura de taxas. Certifique-se de enfatizar para o seu cliente
o benefício médico de aumentar as taxas. E invista nos recursos
necessários para continuar a elevar o cuidado ao paciente e concentre-se em
fornecer o valor que seus clientes desejam com a maior eficiência.
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