Descubra o que é gato híbrido
Você sabe o que é um gato híbrido? Em geral, quando falamos em cães híbridos, estamos nos referindo à mistura de duas raças caninas reconhecidas. É o caso, por exemplo, do Labradoodle, simpática mistura de Labrador e Poodle!
Já quando o assunto são os gatos, o termo “híbrido” é usado principalmente para se referir ao resultado do cruzamento entre um gato doméstico e um felino selvagem. A seguir, vamos saber mais sobre esses felinos imprevisíveis?
Toyger e a polêmica dos gatos híbridos
Se você gosta de acompanhar notícias sobre o mundo animal, talvez tenha visto que, em maio, uma nova raça de gatos tomou as manchetes. Chamada de Toyger, a raça foi desenvolvida nos anos 80, com o objetivo de incorporar a aparência do tigre no felino doméstico. Daí o nome em inglês uma aglutinação das palavras “tigre” e “brinquedo”.
Apesar de sua beleza incontestável, a nova raça tem gerado muita polêmica, reacendendo o debate sobre o sentido de criar novas raças, assim como a respeito dos riscos para o bem-estar de tutores e de bichanos de se ter um pet com características selvagens.
No caso dos Toygers, os criadores garantem que eles não vêm do cruzamento com gatos selvagens, mas sim da mistura de bichanos domésticos de pelo curto, especialmente selecionados por sua aparência, com Gatos-de-bengala.
Estes, por sua vez, são animais híbridos, surgidos a partir do cruzamento de um gato SRD com um Gato-leopardo asiático. Por esse motivo, é um gato híbrido tão singular.
Raças híbridas mais conhecidas
O Gato-de-bengala é uma das mais antigas e mais conhecidas raças de gato híbrido. Dela descendem diversas outras raças de aparência levemente selvagem, como Cheetoh, Serengeti e o próprio Toyger.
Para chegar na aparência desejada, sua criadora, a americana Jean Mill, viajou para a Índia, a fim de obter os genes do Gato-leopardo, espécie de gato selvagem típico da região, cuja aparência lembra a de um leopardo.
Desenvolvida em 1963, esse amigo de quatro patas fez bastante sucesso. Hoje em dia, é um gato híbrido mantido por diversos criadores a partir do cruzamento de dois Gatos-de-bengala.
Mais recentes, os Savannahs surgiram nos anos 80, a partir do cruzamento de um gato doméstico SRD com um gato Serval africano. Desse cruzamento vieram diversas ninhadas, até que, em 2001, a raça foi reconhecida oficialmente pela The International Cat Association (TICA).
Ao contrário dos Toygers e dos Gatos-de-bengala, porém, a raça de gato Savannah possui muito do temperamento de seu ancestral selvagem — outro motivo por que ONGs costumam se posicionar contra a aquisição desses bichanos, uma vez que não são raros os casos de abandono.
Com uma aparência que lembra a de uma leoa da montanha, o Chausie também é um gato híbrido muito procurado. Em sua origem está o cruzamento de Gatos abissínios com Gatos-da-selva, espécie de felino selvagem encontrada em países como Índia e Egito.
Por seu temperamento enérgico, esses pets requerem cuidados especiais no enriquecimento ambiental. Do contrário, podem se tornar bichanos bastante destruidores.
Gato híbrido: sim ou não?
Não é de hoje que animais selvagens fascinam os seres humanos. Diversas personalidades do passado, como o célebre pintor surrealista Salvador Dalí, já tiveram e fizeram questão de exibir seus felinos selvagens por aí (no caso de Dalí, uma Jaguatirica).
Por isso mesmo, alguns criadores estão constantemente pensando em maneiras de desenvolver gatos domésticos com aparência mais selvagem. Afinal, trata-se de um negócio bastante lucrativo. Isso porque, para se ter uma ideia, raças de gato Savannah e Toyger podem ser vendidas por impressionantes 5 mil dólares.
Antes de adquirir um gato híbrido Savannah ou Toyger, é interessante ter em mente que, em geral, eles possuem temperamento mais difícil. Nesse sentido, muitas ONGs alegam que eles aumentam o problema dos ferais, isto é, de animais domésticos que se tornam selvagens.
Além disso, ao adquirir um gato híbrido, o consumidor estimula o desenvolvimento contínuo de novas raças, o que nem sempre dá bons resultados, colocando em risco a vida dos bichinhos.
Contato
Entre em contato pelo nosso wthasapp:
13 9155-1790 ou ligue 13 3494-1684
Para mais informações!
Agende uma visita, ficaremos felizes em recebe-lo!
Nos Sigam no Instagram e no Twitter
e curtam também nosso Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário