Você comprou o bichinho, e em pouco tempo ouviu falar que peixes de aquário morrem rápido. Calma! Não há motivos para desespero. Afinal, diversos fatores influenciam quanto tempo vive um peixe, de acordo com a espécie, as condições ambientais e a presença ou não de predadores.
De acordo com a médico-veterinário, o mais natural é que os animais em cativeiro tenham expectativa de vida maior do que os animais que habitam na natureza. Mas, afinal, quanto tempo vive um peixe de aquário?
Fatores que influenciam em quanto vive um peixe
Responder quanto tempo vive um peixe não é uma tarefa fácil e não existe uma resposta exata. Até porque, são diversas espécies de peixe, cada uma com suas características.
No entanto, de maneira geral, a ciência acredita que, para saber se um peixe viverá mais ou menos que os outros, é preciso observar três aspectos principais: tamanho médio da espécie, os indicadores reprodutivos e os fatores ambientais.
Tamanho médio da espécie
Embora existam exceções, no geral, quanto maior é a espécie, mais lento é o metabolismo. Logo, essas espécies levam mais tempo para envelhecer. Para os cientistas, isso explica por que carpas tendem a viver bem mais que as espécies de peixe de aquário pequeno, como o peixe betta.
Indicadores reprodutivos
Biologicamente falando, um dos principais objetivos dos indivíduos é passar seus genes adiante, para garantir a preservação da espécie. Assim, cientistas acreditam que a forma de reprodução dos peixes também teria impacto na longevidade deles.
Nesse sentido, acredita-se que espécies ovíparas, aquelas que colocam ovos, vivem mais que as vivíparas, nas quais o peixe se desenvolve dentro do corpo da mãe.
Fatores ambientais
A alimentação adequada, manutenção dos parâmetros da água, ausência de predadores, etc. Tudo isso contribui para que um peixe tenha mais qualidade de vida e longevidade.
No caso das espécies de peixes de aquário, isso é super vantajoso. Afinal, todo o ambiente pode ser facilmente controlado, proporcionando mais qualidade e expectativa de vida para o bichinho.
Estimativa de quanto vive um peixe de algumas espécies
Agora você já está por dentro dos principais aspectos que impactam a estimativa de vida dos peixes, é hora de saber quanto tempo vivem, em média, algumas das espécies de peixes mais comuns nos aquários.
Confira:
Betta: 2 a 3 anos;
Guppy ou lebiste: 3 a 5 anos;
Acará-bandeira: 10 anos ou mais;
Molinésia: 4 a 6 anos;
Paulistinha: 5 anos;
Kinguio: 10 a 30 anos;
Tetra neon negro: 3 a 5 anos;
Oscar: 10 a 18 anos,
Cascudo: 7 a 15 anos.
Agora que você já sabe, monte seu aquário, cuide do seu peixinho, e procure sempre um especialista para tirar duvidas!!
Entre em contato pelo nosso wthasapp:
13 3395-1176
Para mais informações!
Agende uma visita, ficaremos felizes em recebe-lo!
Nos Sigam no
Nenhum comentário:
Postar um comentário