quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Curso de Auxiliar de Veterinario em Praia Grande 13 3395-1176

Luxação de patela em Cães: o que é e quais seus tipos  


Todo tutor adora ver seu pet feliz e saudável, se divertindo, brincando e correndo. Por isso, quando notamos que há algo de errado com a saúde de nosso filho de quatro patas, é comum ficar preocupado! Entre os problemas mais comuns entre os cachorros está a luxação de patela. 
Este problema, além de causar dor ao pet, atrapalha a locomoção e, se não for tratada de maneira correta, pode até impedir certos movimentos! Vamos saber mais sobre a luxação de patela em cães, quais são suas origens, características e tratamentos? 

Luxação de patela: o que é? 

O nome é um pouco complicado, mas o problema é bem simples de entender: a luxação de patela é o deslocamento de um osso do joelho, também chamado de rótula. Por isso, o pet aparenta tanto incômodo quando é diagnosticado com luxação patelar. 
Esse deslocamento pode ocorrer para a parte externa da perna (lateral), ou para a parte interna (medial). Ambos os casos causam muita dor ao cachorro e necessitam atenção veterinária o mais breve possível! 

Causas e origens 

A luxação de patela em cães pode ter diferentes origens. Na maioria das vezes, é uma questão congênita: o cachorro já nasce predisposto ao problema, e apresenta sintomas após certa idade. 
Também pode ocorrer por batidas, quedas ou outros traumas. É mais comum em cachorros de pequeno porte, mas pode atingir qualquer pet. Entre as raças mais propensas a desenvolver luxação de patela estão: 

  • Pug 
  • Chihuahua 
  • Dachshund 
  • Pequinês 
  • Poodle 
  • Lhasa-Apso 

Ah! Vale destacar que cachorros maiores também podem apresentar a doença, principalmente quando estão mais velhos e mais frágeis. 

Tipos de luxação de patela 

A luxação de patela em cães é classificada em 4 graus diferentes, de acordo com a gravidade do problema: 

Grau 1 

O veterinário consegue deslocar a paleta do lugar e ela volta automaticamente para o local correto. Geralmente, o problema se encerra aí, sem maiores dores para o cachorro. 

Grau 2 

Neste caso, a paleta fica saindo e voltando para o lugar correto. Geralmente, o cachorro manca com frequência. Apesar de a rótula voltar para o seu lugar, é recomendado cirurgia para evitar dores e maiores problemas. 

Grau 3 

Neste caso, a patela sai do lugar de maneira permanente, e é necessário o auxílio de um veterinário para colocá-la no local correto. Às vezes, o cachorro também tenta alinhar a rótula, fazendo movimentos com a pata. 

Grau 4 

Luxação mais grave, no grau 4 a patela sai se desloca de maneira permanente, e nem mesmo com a manipulação do veterinário é possível voltá-la ao local correto. Somente com cirurgia de patela em cachorro é possível amenizar o problema. 

Principais sintomas da luxação patelar 

Apesar de grave e dolorida, a luxação de patela em cães não costuma apresentar sinais externos. E, assim como a maioria das doenças, quanto antes for diagnosticada, melhor será seu tratamento. Por isso, atenção a seus principais sintomas! Se notar que seu pet: 

  • Está mancando; 
  • Evita se apoiar em uma das pernas; 
  • Ao caminhar, estica uma das pernas de maneira repetitiva; 
  • Tem dificuldade em pular, 
  • Parece estar com dores. 

Principalmente quando se trata de uma luxação de grau mais avançado, também é comum que o cachorro fique mais quietinho e abatido por conta da dor. Nesse sentido, muitos podem, inclusive, choramingar ao fazer certos movimentos. 
Em todos os casos, é necessário uma visita imediata a um especialista para verificar se ele está sofrendo com luxação da patela. 

Tratamento e prevenção 

Além de ser um problema grave, que causa muita dor aos nossos amigos de quatro patas, a luxação patelar é muito difícil de se prevenir. Caso seja congênita, provavelmente aparecerá em algum momento da vida do pet. O melhor é identificar o problema o quanto antes para evitar maiores complicações. 

Contato  

Entre em contato pelo nosso wthasapp: 
13 3395-1176  
  
Para mais informações!   

Agende uma visita, ficaremos felizes em recebe-lo!  

Nos Sigam no Instagram  e no Twitter 

e curtam também nosso Facebook    

www.petschool.net.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário