Carvão ativado para cachorro: mito ou verdade?
Seja por acidente ou pela ação de pessoas mal-intencionadas, infelizmente, cachorros estão sujeitos a sofrer com envenenamento. Nessas horas, adotar medidas que reduzam a absorção das toxinas pode contribuir para evitar um quadro mais grave. É aí que entra o carvão ativado para cachorro!
Vendida e divulgada como um antídoto em caso de envenenamento de cachorro, a substância vem ganhando popularidade no tratamento desse tipo de emergência.
Mas, será que o carvão ativado realmente funciona? E, qual a melhor forma de usá-lo? Descubra isso e muito mais, a seguir.
Como o carvão ativado para cachorro funciona?
Para quem estava se perguntando se o carvão ativado realmente funciona em caso de envenenamento de cachorro, saiba que a resposta é sim!
O carvão ativado para cachorro funciona porque é uma substância porosa e absorvente. Ou seja, ele provoca a adesão de outras moléculas a sua superfície.
Na prática, quando um cachorro envenenado ingere carvão ativado para cães, o carvão vai se agarrar a parte das toxinas e impedir que elas sejam absorvidas pelo organismo do cachorro.
Como e quando usar o carvão ativado?
Sempre que houver a suspeita de envenenamento, o ideal é levar o pet para atendimento veterinário. No entanto, dependendo do horário e da oferta de serviços onde você vive, pode ser que tenha dificuldade em encontrar uma clínica veterinária 24 horas.
Se isso acontecer, vale muito a pena usar o carvão ativado para envenenamento.
“Em caso de envenenamento ou de intoxicação, o carvão ativado tem maior eficácia se administrado até uma hora depois da ingestão da substância”.
Sobre a forma de utilização, o carvão ativado para cachorro geralmente é vendido em sachês, “ele deve ser diluído em água e administrado por via oral, com a ajuda de uma seringa”.
Reações esperadas e efeitos colaterais
Ainda de acordo com o especialista, desde que administrado corretamente, o carvão ativado para animais não representa nenhum risco para o cachorro. Ao contrário! Ele pode reduzir, em média, até 75% da absorção das toxinas.
No entanto, não estranhe se, após seu uso, o pet apresentar fezes enegrecidas ou uma leve constipação, essas reações são esperadas e não prejudicam a saúde do cachorro.
Lembrando que o uso do carvão ativado não exclui o atendimento do médico-veterinário. Além disso, o carvão só deve ser administrado em animais que estejam conscientes.
Cachorro envenenado? Saiba como proceder
· O carvão ativado para envenenamento de animais diminui a absorção de toxinas sem riscos para a saúde do cachorro, por isso, pode ser um grande aliado em emergências por envenenamento.
· Separamos outras dicas para garantir o bem-estar do seu amigo em caso de acidentes:
· Procure identificar a substância responsável pelo envenenamento rapidamente, saber em que quantidade ela foi ingerida e há quanto tempo. Isso ajudará o veterinário a chegar à melhor opção de tratamento;
· Observe e relate ao veterinário todos os sintomas apresentados, como vômitos, diarreia, salivação, inchaço, tremores, vermelhidão na boca, respiração ofegante, convulsões, entre outros;
· Caso o pet chegue a vomitar, vale a pena coletar uma amostra em um saquinho plástico, a fim de apresentá-la durante a consulta,
· Nunca induza o vômito! Dependendo da substância, fazer isso pode levar a uma segunda queimadura (como no caso de substâncias corrosivas). Se o pet estiver inconsciente, a indução do vômito pode fazer o líquido seguir pela traqueia, causando pneumonia.
Sempre que possível, recorra à clínica veterinária!
Levar o seu amigo o quanto antes para receber atendimento emergencial é a melhor forma de assegurar uma recuperação mais rápida e com o mínimo de complicações.
Em alguns casos, o tratamento pode incluir internação para controle dos sintomas, como convulsões, e até lavagens gástricas, dependendo da gravidade da situação.
Entre em contato pelo nosso wthasapp:
13 99178-4447 ou ligue 13 3395-1176
13 99178-4447 ou ligue 13 3395-1176
Para mais informações!
Agende uma visita, ficaremos felizes em recebe-lo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário