terça-feira, 16 de julho de 2019

Curso de Auxiliar de Veterinario em Praia Grande 13 99178-4447


Cachorro com medo de chuva: saiba como ajudar o pet


Enquanto alguns cachorros ficam super entediados em dias úmidos e chuvosos, é comum encontrar cachorro com medo de chuva, que vive momentos de puro terror durante tempestades. É comum encontrarmos relatos de tutores que precisam ajudar seus amigos a superar o pavor dos dias chuvosos.
Mas, se pararmos para pensar, a personalidade de um cachorro combina mais com um dia quente ensolarado do que com uma tarde chuvosa e úmida, não é mesmo? Os cachorros são, no geral, animados e enérgicos, e adoram passear ao ar livre!
Para quem tem um cachorro com medo de chuva em casa, preparamos um guia que irá ajudá-lo a lidar com a fobia do pet!

Medo é coisa séria!
Claro, é de cortar o coração ver o cachorro com medo de trovão, de vento… Mas, no fundo, você sabe que as tempestades não farão mal algum a ele, certo? Bom, segundo especialistas, não é bem assim.
As chuvas são um pouco mais complicadas por um motivo simples: são impossíveis de se evitar.
Passar por esses momentos de terror de forma recorrente é muito desgastante. Cachorros mais velhos precisam de um cuidado ainda maior, visto que podem sofrer paradas cardiorrespiratórias ou outras complicações.

Descubra do que ele tem medo

O primeiro cuidado a se tomar para ajudar o seu cachorro com medo de chuva é observar seu comportamento durante um dia de tempestade. Você pode não entender porquê o cachorro tem medo de chuva, mas isso ajudará a entender de onde vem o medo, e facilitará na hora de combatê-lo!

Os principais sinais que um cachorro com medo de chuva pode apresentar durante tempestades são:

respiração ofegante;
coração acelerado;
nariz quente;
pupilas dilatadas;
salivação excessiva;
rabo entre as pernas,
orelhas e cabeça baixas.

Além disso, cachorros com medo tentam fugir ou se esconder, principalmente em um local que consideram seguro, como a cama ou o quarto do tutor. Se notar esses sinais em seu amigo, ele provavelmente tem problemas com a chuva, e o melhor é tentar ajudá-lo a lidar com esse medo.

Como tranquilizar o cachorro com medo de chuva?

A maior preocupação, quando notamos o pavor do pet, é descobrir como ajudar o cachorro com medo de chuva a passar por isso. Não precisa se desesperar! Existem algumas técnicas fáceis de serem implementadas. Confira os quatro passos para ajudar o pet a lidar com o medo.

Mantenha-se tranquilo

Cachorros são sociáveis, e absorvem muitos dos estímulos exteriores. Por isso, o melhor a fazer quando se tem um cachorro com medo de chuva é ficar bem calmo durante uma tempestade.
“O tutor precisa passar segurança ao cão, mostrando que está tudo bem”, isso lhe trará mais segurança.

Não reforce este comportamento

Se o pet estiver com muito medo, é recomendado afastá-lo do estímulo. Leve-o para uma área mais tranquila da casa, onde ele possa descansar.
Também não é recomendado abraçar, acariciar ou colocar no colo.

Desvie a atenção

Ao perceber que está se formando uma chuva que poderá assustar seu amigo, desvie a atenção dele com uma brincadeira. Corra com o cachorro pela casa, jogue uma bolinha, ou traga seu brinquedo favorito. A intenção é que ele se distraia, e só perceba a chuva depois de um tempo.

Utilize a dessensibilização sistemática

A técnica mais eficaz para superar medos é a dessensibilização sistemática. Ela consiste em apresentar o objeto de medo, pouco a pouco, até que o pet consiga superá-lo. Para isso, é necessário entender o que causa o pânico.
Dessa forma, o cão vai criando coragem, e, logo estará pronto para enfrentar uma tempestade!

Com estes quatro passos simples, você poderá ajudar seu cachorro a ficar ainda mais valente. Afinal, cachorros sempre nos trazem carinho e alegria em momentos difíceis. Nada mais natural que retribuir!



Entre em contato pelo nosso wthasapp:
13 99178-4447 ou ligue 13 3395-1176  

Para mais informações! 

Agende uma visita, ficaremos felizes em recebe-lo!


Nos Sigam no Instagram  e no Twitter
e curtam também nosso Facebook  







Nenhum comentário:

Postar um comentário