quarta-feira, 13 de março de 2019

Curso de Auxiliar de Veterinario em Praia Grande 13 99178-4447


PRESSÃO ALTA EM CÃES E GATOS

Assim como os humanos, os cães e gatos também podem sofrer da hipertensão arterial sistêmica, mais conhecida como pressão alta. Esse problema pode ser causado por diversas doenças e, muitas vezes, pode ser difícil de ser diagnosticado por ter poucos sintomas. O problema da pressão alta é mais comum em cães e gatos idosos.

Ao contrário do que acontece com os humanos, a pressão alta dos animais costuma ser derivado de outras doenças. Nos cães, relaciona-se à doença renal crônica, hiperadrenocorticismo e diabetes mellitus. Já nos gatos, associa-se à doença renal crônica e ao hipertiroidismo.

COMO DIAGNOSTICAR A PRESSÃO ALTA NOS PETS?

Para o veterinário/auxiliar de veterinário ter o diagnóstico preciso da pressão alta, é preciso fazer a mensuração da pressão arterial sistêmica. Esse exame não é invasivo e pode ser feito com o auxílio do aparelho Doppler.

O que o veterinário/auxiliar de veterinário precisa ficar atento é que o exame pode apresentar variações conforme o nível de estresse e agitação do animal. Portanto, é fundamental que antes do exame, o animal seja acalmado e esteja relaxado. Outro detalhe importante é fazer o exame mais de uma vez no dia, em horários diferentes, ou, então, em dias alternados. Dessa maneira, é possível ter um resultado mais preciso e um diagnóstico mais assertivo e confiável.

Para identificar a pressão alta mesmo quando os tutores não percebem nenhum sinal, é bem importante que a mensuração faça parte do check-up anual dos pets. Para animais com mais de 8 anos de idade, caso em que a pressão alta é mais comum, o exame deve ser feito a cada seis meses.

Quando o diagnóstico é precoce, há mais chances de sucesso no tratamento e garantia da qualidade de vida do animal.  O veterinário juntos ao auxiliar de veterinário deve investigar qual a doença que está causando a pressão alta e iniciar o tratamento dessa doença primária. Como a origem da pressão alta é bem variável, os medicamentos e tratamentos também costumam variar bastante a cada caso.

O mais importante é que, após o início do tratamento, o veterinário continue acompanhando o caso do cachorro ou gato. É preciso verificar se a pressão está se regularizando e, caso não haja mudanças, tomar as providências necessárias.

QUAIS OS PROBLEMAS DA PRESSÃO ALTA?

A hipertensão arterial sistêmica pode causar lesões em vários órgãos como cérebro, rins, olhos e coração. As complicações mais frequentes são:

Derrames;
AVC;
Lesão glomerular com perda de proteínas;
Descolamento de retina;
Cegueira;
Aumento do coração;
Edema pulmonar.



Contato

Entre em contato pelo nosso wthasapp:
13 99178-4447 ou ligue 13 3395-1176  

Para mais informações! 

Agende uma visita, ficaremos felizes em recebe-lo!


Nos Sigam no Instagram  e no Twitter
e curtam também nosso Facebook  


Nenhum comentário:

Postar um comentário